fbpx
Pesquisar
Close this search box.

Postagens

Home | Blog

Medicamentos falsificados geram alerta de conselho regional

A venda de medicamentos falsificados destinados a animais de estimação vem despertando preocupação na classe veterinária.

O CRMV-RJ (Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio de Janeiro) emitiu um alerta sobre a crescente tendência na venda desses produtos em plataformas digitais de marketplaces.

A ascensão do mercado clandestino não apenas coloca em risco a saúde e o bem-estar dos pets, mas também representa uma ameaça à confiança dos consumidores.

Recentemente, a Virbac do Brasil, multinacional francesa dedicada à saúde animal, foi vítima desse tipo de golpe. A empresa identificou falsificações do produto Hexadene Spherulites, que estavam sendo comercializadas por alguns estabelecimentos por meio de plataformas de comércio eletrônico.

A Virbac ressalta que, diante de qualquer suspeita sobre a autenticidade de um produto adquirido via e-commerce, é preciso entrar imediatamente em contato com a central de atendimento ao cliente da companhia.

Essa medida possibilitará a verificação da legitimidade do produto em questão, garantindo sua segurança e eficácia.

Além disso, a empresa aconselha que o consumidor informe o e-commerce responsável pela venda sobre a situação, buscando esclarecimentos e, se necessário, solicitando o reembolso.

Campanha nacional reforça cuidado com medicamentos falsificados

 Os medicamentos falsificados também motivaram a concepção de uma campanha nacional de conscientização. Em 2021, o Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Saúde Animal (Sindan) criou a campanha Olhos Abertos. No ano passado, a iniciativa ganhou a parceria do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV).

Os medicamentos falsos na saúde animal carecem de números mais atualizados. Mas estima-se que a indústria de falsificação de remédios – inclusive para uso humano – movimente em torno de US$ 210 bilhões em todo o mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde. É o setor mais lucrativo do comércio ilegal.

Outros tipos de fraudes

No início do mês, o CRMV-RJ cancelou o registro de uma mulher que se apresentava como veterinária no sul fluminense. A medida aconteceu após descoberta de uma fraude durante o processo de registro da profissional, que apresentou um certificado de conclusão de curso falsificado.

O cancelamento imediato do registro em questão visa evitar danos ao bem-estar animal e preservar a confiança da população na competência e integridade dos profissionais da área.

Segundo a entidade, a utilização de documentos falsificados em processos de registro profissional é uma prática criminosa que compromete a integridade do sistema regulatório, põe em risco a saúde dos animais, além da confiança da população nos serviços prestados por profissionais da área. A pena varia de dois a seis anos de reclusão e multa.

Como garantir o bem-estar dos pets

Para assegurar a segurança e eficácia dos produtos destinados aos animais de estimação, é altamente recomendável realizar as compras preferencialmente em pet shops de confiança.

Há também a possibilidade de adquirir produtos por meio de parceiros oficiais das empresas, que podem ser identificadas nos sites das respectivas farmacêuticas.

O CRMV-RJ enfatiza a importância de os tutores de animais manterem uma atenção constante à origem dos produtos que adquirem para seus pets. A saúde deles depende diretamente de cuidados responsáveis e escolhas conscientes.

Fonte: CRMV-RJ

Compartilhe:

Postagens Recentes

Send this to a friend