fbpx
Pesquisar
Close this search box.

Postagens

Home | Blog

Skincare para pets: como cuidar da pelagem dos cães

Como deve ser feita a rotina de skincare para pets

1) Alimentação de qualidade

O seu cão deve seguir uma dieta equilibrada. Opte por uma ração específica para a raça, porte e idade, ou considere uma alimentação natural, desde que orientada e acompanhada por um médico veterinário de confiança. Só assim ele receberá todos os nutrientes necessários para seu bem-estar. Mantenha seu pet sempre hidratado.

2) Banhos e tosas regulares

Vai dar banho no seu cachorro em casa? Utilize produtos específicos para animais, adequados à raça, tipo de pelagem e condição da pele. Em caso de alergias, consulte um especialista para orientação sobre os produtos mais adequados.

Durante o inverno, reduza a frequência dos banhos e garanta que a temperatura da água esteja adequada, além de finalizar o banho com o uso do secador.

Quanto à tosa, deve ser realizada conforme necessário. Nos dias mais frios, a tosa higiênica pode ser feita normalmente.

3) Escovação dos pelos 

Escovar o pelo dos cães vai muito além de apenas deixar a pelagem com uma melhor aparência. Ao realizar essa prática regularmente, você remove os pelos soltos e a sujeira e evita a formação de nós que podem causar desconforto e até machucar seu animal de estimação.

Além disso, durante o processo de escovação, é possível verificar se há sinais de infestação por pulgas ou carrapatos e identificar qualquer anormalidade na pele, como irritações e feridas.

4) Não se esqueça das unhas 

Muitos tutores não têm consciência, mas é preciso cortar as unhas do cão regularmente. Unhas muito longas dificultam a locomoção, provocam dor ao apoiar as patinhas no chão e podem afetar a postura e o equilíbrio do animal.

As unhas compridas também podem enroscar em tapetes e objetos, causando desconforto e, em casos mais graves, lesões. Mas cortar as unhas do cachorro requer cautela. Para evitar sangramento e desconforto, procure a assistência de um profissional qualificado, como um veterinário ou um tosador experiente.

5) Higiene bucal em dia

A falta de cuidados dentários pode levar ao acúmulo de placa bacteriana, tártaro, mau hálito, gengivite, entre outros problemas. Além disso, uma boa saúde bucal está diretamente relacionada à saúde geral do animal, pois infecções dentárias não tratadas podem se espalhar para outras partes do corpo, causando complicações sérias.

Para fazer uma limpeza correta, utilize escova de dentes e pasta de dente específicas para pets, pois os produtos para humanos podem conter ingredientes prejudiciais se ingeridos pelo animal. O ideal é consultar um veterinário para orientações sobre a técnica correta e produtos recomendados para a escovação dental do seu pet.

6) Limpeza de orelhas 

Essa etapa merece atenção. Evite limpar as orelhas do seu animal de estimação e nunca coloque objetos de limpeza profundamente no canal auditivo. Se você notar uma quantidade excessiva de sujeira ou se o pet demonstrar sinais de desconforto, busque orientação de um veterinário.

Fonte: Panorama Vet

Compartilhe:

Postagens Recentes

Send this to a friend