fbpx
Pesquisar
Close this search box.

Postagens

Home | Blog

Terapia assistida por gatos reduz estresse e ansiedade, revela estudo

Cada vez mais ouvimos falar sobre o impacto positivo que a interação com animais de estimação pode ter na saúde mental das pessoas. Enquanto os cães têm sido amplamente estudados nesse contexto, uma nova pesquisa trouxe à tona o papel dos gatos na redução do estresse e da ansiedade em pessoas emocionalmente sensíveis. A seguir, saiba mais sobre o estudo conduzido em uma universidade americana e a terapia assistida por gatos.

Quem pode se beneficiar com a terapia assistida por gatos?

Pesquisadores da Universidade do Estado de Washington, nos Estados Unidos, entrevistaram 1.400 alunos e funcionários de mais de 20 universidades no país. O objetivo era investigar o impacto da interação com gatos na redução do estresse e da ansiedade em pessoas emocionalmente sensíveis.

Ao contrário do que esperavam, as pessoas que se mostraram mais receptivas à ideia de interagir com gatos foram aquelas com traço de personalidade mais emotiva. De acordo com a pesquisa, isso sugere que indivíduos emocionalmente sensíveis podem se beneficiar significativamente da presença e interação com os bichanos.

Como a pesquisa foi conduzida

A pesquisa foi liderada por duas psicólogas e baseou-se em entrevistas detalhadas com os participantes. Os pesquisadores buscaram entender a personalidade de cada indivíduo, suas preferências e experiências passadas com animais de estimação. Questões sobre alergias, medo de gatos e interesse em ter um gato de estimação foram levantadas para ajudar a classificar os participantes.

Como esse estudo reflete na terapia assistida por gatos

A descoberta de que pessoas emocionalmente sensíveis podem se beneficiar da interação com gatos impacta na prática da terapia assistida por felinos.

Até então, os cães eram os principais protagonistas nesse tipo de terapia, devido ao estigma negativo que alguns associam aos gatos. No entanto, este estudo desafia essa percepção e destaca a importância de oferecer opções aos pacientes, permitindo-lhes escolher o animal com o qual desejam interagir durante a terapia.

Fonte: Panorama Vet

Compartilhe:

Postagens Recentes

Send this to a friend